17.5.11

Geografia e Feng Shui

Lembrando o que (deveríamos) aprender no ensino fundamental:

O sol nasce no Leste e se põe no Oeste.
Guarde bem isso.

Neste post vou falar sobre as direções, o sol, as estações do ano, os elementos da natureza. Tudo isso é interligado no Feng Shui em um fundamento que faz muito sentido se a gente parar para pensar um pouquinho.

O Feng Shui usa a observação da natureza para criar ambiente equilibrados e harmônicos com a própria natureza. Esse é o intuito. Acredita-se que se o ambiente e a construção como um todo estiver integrado e funcionando assim como o ciclo natural da natureza, neste lugar haverá harmonia e equilíbrio.



Pois bem. O sol nasce no Leste. Logo o lado leste da sua casa deve refletir a mesma coisa que o lado leste da Terra - onde o sol nasce, onde o dia começa. O lado leste também representa a primavera - o recomeço após o inverno e tudo o que remeta a crescimento. O elemento da natureza que representa tudo isso é a madeira. E a cor verde.




Agora voltamos novamente a aula de geografia. A Terra é dividida em hemisfério norte e hemisfério sul. E o jeito que o sol bate na sua casa depende se você está no hemisfério norte ou sul. O sol passeia pelo céu (ou melhor, a terra vai girando em torno dela mesma, né... mas vamos ter alguma liberdade poética aqui) de leste par a oeste seguindo a Linha do Equador. Quem mora no hemisfério sul tem a face norte da casa banhada pelo sol praticamente o dia inteiro. Quem mora no hemistério norte tem a face sul. Complicado falando assim, então vou desenhar:

Logo, se o feng shui é a harmonia com a natureza e o movimento do sol é tão importante para a aplicação dele, tudo muda dependendo do hemisfério no qual você mora.



Logo depois que nasce ao leste, o sol caminha e ao meio-dia está no ponto mais alto do céu. É a hora mais quente do dia. É similar a energia expressa no verão. Indica o lado norte (se você mora no hemisfério sul) ou o lado sul (se você mora no hemisfério norte). O sol representa o fogo e a cor vermelha. A paixão, os relacionamentos, o amor, tudo isso esta representado no lado sul (hemisfério norte) ou norte (hemisfério sul) da sua casa.






Aí o sol continua seu caminho e se põe a Oeste. Agora, seguindo a lógica, o oeste é o fim do dia, o fim do calor, o fim do verão, logo representa o outono. Metal é o elemento (não entendi direito o porquê, mas aceitei). As cores são as metálicas, o branco e o cinza. As virtudes que são ativadas nessa área é a moral, a ética, a boa comunicação e o pensamento preciso.





Aí vem a noite. A ausência de sol. A escuridão, o descanso, o frio: o inverno. Tudo isso representado pelo sul (no hemisfério norte) ou pelo norte (no hemisfério sul). É a parte da casa que nunca pega sol. A cor da escuridão é preto ou azul escuro. O elemento é a água: nada pode viver sem água. Representa comunicação, transmissão de idéias, sabedoria e interação social.



Há 4 estações no ano, 4 principais pontos cardeais, porém 5 elementos na natureza. Não falamos da terra. A terra é o elemento do verão indiano que acontece entre o verão e o outono, um período de estabilidade, quando a quantidade o dia e a noite tem a mesma quantidade de horas, quando a vida parece balanceada e fácil. Terra representa estabilidade. Não tem direção: é o centro. As cores são as terrosas ou o amarelo – provavelmente derivada do solo amarelo chinês.

Todos esses conceitos são essenciais para entender como o feng shui funciona e para aplicar o ba-guá. Por isso, vou resumir bem facinho para futuras consultas:

* fogo=norte para o hemisfério sul e água=sul para o hemisfério sul. Para o hemisfério norte é o inverso.

Nos próximos dias vou falar sobre o ba-guá e finalmente como aplicar o feng shui na sua casa. Não perca!

1 comment:

  1. Na minha!! Oba!! Aplica na minha planta, aplica! A explicação tá excelente. Mas o Peter e o Pedrinho no globo terrestre estão impagáveis. =) Beijos

    ReplyDelete