Temos geralmente um espaço social, onde passamos o dia, assistimos televisão, comemos, recebemos as visitas - sala de estar, sala de jantar, sala de tv, muitas vezes um único espaço para tudo isso e, ainda mais com esse tendência arquitetônica de espaços integrados, já colocando a cozinha no mesmo balaio.
Temos também um espaço privativo, nosso canto, onde descansamos, dormimos - o quarto.
Claro que isso é generalizando, já que não existe só um tipo de casa, muito menos só um tipo de pessoa. Mas pelo menos por enquanto, vamos pensar no geral.
O que é uma sala que funciona para você? Ela deve ter televisão ou música? Ela deve ter uma grande janela? Ela deve ter um linda vista? Talvez tenha que ter espaço para receber visitas com conforto. Luz para fazer as atividades do dia a dia. É bom que entre sol? Todos esses elementos trazem movimento, atividade.
E o seu quarto? Deve ser aconchegante, não permitir que a luz do sol te acorde de manhã, ter travesseiros macios e uma cama confortável? Ser um ambiente intimista onde você se sinta bem, ser o seu canto onde você possa descansar, ler um livro, pensar na vida? Esses elementos trazem quietude, calma, paz.
Aí que o Yin & Yang explica isso que para nós já é óbvio: há ambientes na sua casa que devem ter mais movimento e outros que devem ser mais reservados - há ambiente que devem ser mais yin e outros que mais yang. Mas quais?
Antes de passear pela casa pensando, vamos recapitular o que é yin e yang. Resumindo muito, mas tanto que eu seria proibida de entrar na China depois de tamanha blasfêmia:
- Yang é claridade, movimento, atividade, duro
- Yin é escuridão, calma, quietude, macio
Diz o Feng Shui que as duas energias devem estar distribuidas pela casa para equilibrar o Chi.
Sendo assim, quais ambientes você julga que devem ser mais yin e quais mais yang?
Como exemplo, olhe a planta de minha casa:

Quanto mais claro o cinza mais Yang é o ambiente - iluminado, movimentado, com atividade.
Quanto mais escuro o cinza mais Yin é o ambiente - escuro, calmo, quieto.
O cinza médio são ambientes que podem conter os dois em equilíbrio, ou que depende o uso que você quer fazer dele.
Vamos passear pela casa então:
• Hall de entrada: deve ter uma forte presença de Yang, pois é por lá que o Chi entra na casa. Ou seja, deve ser bem iluminado. Uma dica para aumentar o Yang nesse ambiente é usar espelhos e deixar o ambiente mais livre, sem móveis pelo caminho. O espelho ajuda a multiplicar a luz e dá a impressão que o espaço é maior. O caminho livre, além de funcional, já que estamos falando da entrada da casa, também ajuda a fluir melhor a energia.
• Sala de estar: aqui depende. Se você quer mais energia para sua vida deixe o ambiente mais Yang: use móveis mais retos, deixe a luz entrar pelas janelas, coloque uma música ambiente. Se você quer usar esse espaço para relaxar, o ambiente deve ser mais Yin: feche as cortinas, deixe a luz indireta, aposte em um sofá confortável com almofadas fofas, pegue seu livro e aproveite. Como somos pessoas bem volúveis, e cada dia queremos uma coisa, eu acho que o melhor neste caso é o equilíbrio: almofadas em um sofá mais reto, tapete felpudo com uma mesa de centro mais geométrica, cortinas que permitam o controle da entrada de luz.

Yang no sofá confortável, nas almofadas, no tapete felpudo, no vaso de cerâmica.
http://acervodeinteriores.com.br/index.php/2009/11/13/salas-de-estar/

Yang fica pelo conforto do sofá e puff.
http://acervodeinteriores.com.br/index.php/2009/11/13/salas-de-estar/
• Sala de Jantar: à mesa é onde a família e amigos se reunem para comer, celebrar, conversar, tomar café - com essa função de entretenimento o Yang deve ter uma forte presença aqui. Para deixar esse aspecto mais forte você pode usar louças, candelabros, velas. Uma garrafa de vinho sempre resolve muito bem uma falta de Yang... ;)
• Cozinha: em um dos livros que li a cozinha é chamada do coração da casa. Bonitinho isso. É onde as refeições são preparadas, muitas vezes onde a família come. O yang deve ser bem presente aqui também. O bom é que os móveis da cozinha geralmente já tem uma forte presença do yang: são retos, frios. As pias geralmente são de pedra ou metal, os armários de madeira. Nesse caso, devemos nos preocupar em acrescentar alguma coisa mais Yin, já que naturalmente a presença do yang é muito forte - olhe o diagrama do Yin e Yang, para haver equilíbrio há um pouco de yin no yang e vice-e-versa. Como colocar o pouquinho do Yin na cozinha? Com panos de prato, cestos de vime, cortina de tecido.

http://www.antigo.acasaqueaminhavoqueria.com/blog_category_13_Casas.html

http://www.cheyennemillwork.com/custom-office-furniture.html
• Quarto: Deve ser Yin: pouca luz, silêncio, conforto. Não é difícil: uma boa cama, um travesseiro macio e uma cortina e um tapete fofo já resolve nosso problema.

http://www.nhit-shis.org/luxury-villa-o-rental-home-design-in-cap-ferrat-france

muitos tecidos de algodão, cestos de vime e objetos pessoais.
http://ideiascomamor.blogspot.com/
• Closets e armários: é onde fica o bicho-papão, não? Escuros por natureza, não tem yang que chegue até lá. Aqui no Canadá é comum closets tão grandes que você pode caminhar dentro deles. Nesse caso dá pra pensar em algo: um espelho, uma lâmpada ou luminária mais caprichada. É onde se coloca crianças de castigo também... faz sentido: tira toda energia Yin da pobre criatura (não façam isso com seus filhos!!)

Mais luz, organização, linhas retas, móveis, gavetas, prateleiras, espelho.
http://www.handyman-pro.net/storage.htm

mas foi a única foto que achei de um closet bem iluminado.
Organização é fundamental para esse tipo de ambiente.
Prateleiras, gavetas (linhas retas) ajudam também a equilibrar a atmosfera muito Yin.
http://www.temqueservogue.com/2010/06/closets.html
• Banheiro: lugarzinho problemático em questão de energia. Dizem que deve sempre estar com a porta fechada, pois a energia pode ir embora pelo ralo, literalmente. Na dúvida, melhor obedecer (eu: quase uma obssessiva compulsiva e um tanto quanto supersticiosa mantenho as portas dos meus bem fechadas já que tenho um deles bem na entrada da minha casa! Oh, vida!). Tirando as neuras que vem com o estudo do feng shui, banheiro é lugar bom para relaxar. As vezes você chega em casa e tudo o que quer é tomar um banho relaxante, daqueles que te dá sono depois. Pois bem, seu banheiro deve ser mais Yin do que Yang. Aí é difícil, pois em sua maioria o banheiro é um lugar frio e deve ser bem iluminado - ou seja, bem Yang. Use toalhas felpudas, capachos macios para deixar a atmosfera mais confortável e relaxante.

http://casasdecoradas.blogspot.com/2010/05/o-banheiro-e-uma-importante-area-da.html
• Corredor: assim como o hall de entrada, o corredor também deve ser caminho para a energia fluir. No meu caso é fácil meu corredor ter energia Yin: ele não é bem iluminado, não tem janelas e ainda tem um canto que não serve pra nada. Sendo assim preciso acrescentar energia Yang: usar luminárias, quadros, plantas, dar vida ao lugar.

http://casinhabonitinha.blogspot.com/2011/01/decoracao-de-corredores.html
http://decoracao-interiores.net/tag/quarto-filha
Ficou longo esse post, né. E complicado essa história de Chi, Yin, Yang, eu sei. O importante é que você se sinta bem na sua casa, por isso não se preocupe com nomes e teorias, e siga sua intuição: você sabe o que precisa para deixar seu quarto mais aconchegante ou seu escritório mais funcional, não?
O próximo post sobre feng shui será sobre direções e elementos. Mas antes dele pretendo falar de outras coisas, de outros projetos e outras coisas que inspiram... e assim vou testando algumas coisas em casa de feng shui para poder relatar depois minha experiência.
Agora me diz onde está a coragem para escrever tudo isso em inglês! Where is it??
O próximo post sobre feng shui será sobre direções e elementos. Mas antes dele pretendo falar de outras coisas, de outros projetos e outras coisas que inspiram... e assim vou testando algumas coisas em casa de feng shui para poder relatar depois minha experiência.
Agora me diz onde está a coragem para escrever tudo isso em inglês! Where is it??
No comments:
Post a Comment