24.5.11

lost & found

Lost in my memories.
Found in a thrift store.

I'm, again, a checkers addicted.

Buenos recuerdos..



Ontem, ao assistir Social Buena Vista, algumas lembranças da viagem para Cuba voltaram. Aquela discussão eterna sobre o que vale a pena, sobre o que é justo e o que é humano. Sobre abrir mão, sobre cuidado e a valorização das coisas. Sobre racismo também, porque em Cuba eu tive a sensação pela primeira vez que estava em um lugar onde não senti racismo ou preconceitos entre as pessoas. Fiquei pouco tempo lá, então muito do que estou falando talvez não seja a realidade, só uma percepção - e quem sabe falsa - da minha visita - ou essa afirmação já é a minha tendência a não acreditar que esse tipo de coisa boa exista.
Fico pensando se o sistema funcionaria para todo mundo. Acho que não.


Yesterday, while I was watching Social Buena Vista movie, some memories about our travel to Cuba came back. That eternal discussion about what worth, about what is fair and what is human. About detachment, about caring and value of things. About racism too, because in Cuba I could fell for the first time that I was in a place where I didn't realise racism or prejudice among people. I was there too little time, so, maybe, something that I was saying isn't be reality, just a perception - and, who knows, false - about my visit - or this affirmation is a trend to not believe that this kind of good thing can exist.
I thought is this kind of system could work for whole world. I don't think so.

17.5.11

ratoeiras de recado


Coisas daqui de casa.

Stuff of my home.

Geografia e Feng Shui

Lembrando o que (deveríamos) aprender no ensino fundamental:

O sol nasce no Leste e se põe no Oeste.
Guarde bem isso.

Neste post vou falar sobre as direções, o sol, as estações do ano, os elementos da natureza. Tudo isso é interligado no Feng Shui em um fundamento que faz muito sentido se a gente parar para pensar um pouquinho.

O Feng Shui usa a observação da natureza para criar ambiente equilibrados e harmônicos com a própria natureza. Esse é o intuito. Acredita-se que se o ambiente e a construção como um todo estiver integrado e funcionando assim como o ciclo natural da natureza, neste lugar haverá harmonia e equilíbrio.



Pois bem. O sol nasce no Leste. Logo o lado leste da sua casa deve refletir a mesma coisa que o lado leste da Terra - onde o sol nasce, onde o dia começa. O lado leste também representa a primavera - o recomeço após o inverno e tudo o que remeta a crescimento. O elemento da natureza que representa tudo isso é a madeira. E a cor verde.




Agora voltamos novamente a aula de geografia. A Terra é dividida em hemisfério norte e hemisfério sul. E o jeito que o sol bate na sua casa depende se você está no hemisfério norte ou sul. O sol passeia pelo céu (ou melhor, a terra vai girando em torno dela mesma, né... mas vamos ter alguma liberdade poética aqui) de leste par a oeste seguindo a Linha do Equador. Quem mora no hemisfério sul tem a face norte da casa banhada pelo sol praticamente o dia inteiro. Quem mora no hemistério norte tem a face sul. Complicado falando assim, então vou desenhar:

Logo, se o feng shui é a harmonia com a natureza e o movimento do sol é tão importante para a aplicação dele, tudo muda dependendo do hemisfério no qual você mora.



Logo depois que nasce ao leste, o sol caminha e ao meio-dia está no ponto mais alto do céu. É a hora mais quente do dia. É similar a energia expressa no verão. Indica o lado norte (se você mora no hemisfério sul) ou o lado sul (se você mora no hemisfério norte). O sol representa o fogo e a cor vermelha. A paixão, os relacionamentos, o amor, tudo isso esta representado no lado sul (hemisfério norte) ou norte (hemisfério sul) da sua casa.






Aí o sol continua seu caminho e se põe a Oeste. Agora, seguindo a lógica, o oeste é o fim do dia, o fim do calor, o fim do verão, logo representa o outono. Metal é o elemento (não entendi direito o porquê, mas aceitei). As cores são as metálicas, o branco e o cinza. As virtudes que são ativadas nessa área é a moral, a ética, a boa comunicação e o pensamento preciso.





Aí vem a noite. A ausência de sol. A escuridão, o descanso, o frio: o inverno. Tudo isso representado pelo sul (no hemisfério norte) ou pelo norte (no hemisfério sul). É a parte da casa que nunca pega sol. A cor da escuridão é preto ou azul escuro. O elemento é a água: nada pode viver sem água. Representa comunicação, transmissão de idéias, sabedoria e interação social.



Há 4 estações no ano, 4 principais pontos cardeais, porém 5 elementos na natureza. Não falamos da terra. A terra é o elemento do verão indiano que acontece entre o verão e o outono, um período de estabilidade, quando a quantidade o dia e a noite tem a mesma quantidade de horas, quando a vida parece balanceada e fácil. Terra representa estabilidade. Não tem direção: é o centro. As cores são as terrosas ou o amarelo – provavelmente derivada do solo amarelo chinês.

Todos esses conceitos são essenciais para entender como o feng shui funciona e para aplicar o ba-guá. Por isso, vou resumir bem facinho para futuras consultas:

* fogo=norte para o hemisfério sul e água=sul para o hemisfério sul. Para o hemisfério norte é o inverso.

Nos próximos dias vou falar sobre o ba-guá e finalmente como aplicar o feng shui na sua casa. Não perca!

13.5.11

lamparina


Algumas flores secas, um porta velas e um copo.
Daria um bom centro de mesa.

Some dried flowers, one candle holder and a glass.
It'd be a good table decoration.





6.5.11

Registros


Esses são registros do dia em que entreguei os presentinhos para Florência e Agustina.
Agus me pediu para tirar fotos com a mamãe, e no meio de tantos abraços e beijos as fotos ficaram lindas! Nada mais propício com um dia das mães chegando por aí.
Depois ela dirigiu as fotos da boneca. Colocou uma cadeirinha para ela, outra para a doll, me posicionou e pediu para mamãe tirar a foto.

These are the resgister of the day that I gave the presents for Florência and Agustina.
Agus ask me to take pictures of she with her mom, and among a lot of hugs and kisses the pictures were amazing! Nothing more auspicious with the Mom's Day coming up.
After this, she directed the pictures of the doll. She put her two little chairs - one for the doll, another for herself - positioned me and ask mom to take the picture.




E aí eu inventei de deixá-la tirar fotos com minha máquina. Lógico que ela nunca mais parou - que criança perderia uma oportunidade dessas? Espero não ter criado um problema para a mãe dela. Fico imaginando que agora, ao invés de aparecer nas fotos, ela prefira batê-las - assim como eu.

Then I permit her to take pictures using my camera. Of course, she didn't stop anymore - what kid would lose an opportunity like that? I hope I have not created a problem for Florência. I imagine that now and then she will prefer take pictures than pose for them - like me.

Nós 5: Agustina (a fotógrafa), Florência e Valentina, a boneca na poltrona e eu como a assistente de fotografia. =)