22.3.11

Brigadeiros

Como já mencionado aqui, meu doce predileto.
Por falta de um granulado de qualidade, pedacinhos de chocolate amargo e ao leite misturados.
Uma estrelinha em cada um deles, pra dar um charme.

Brigadeiro is my favorite candy. It's a Brazilian candy, usualy made in Bday parties.
Here I can't find a good "granulado" (tiny cylindrical pieces of chocolate and sugar, I even don't know the name in English!), so I finished my candies with pieces of chocolate.
One star on each one, to add some charm.


Esses foram para uma co-worker do Mazinho que está se despedindo da empresa.
Mas claro, sobraram vááários para mim.

Theses were made for a Marcelo's co-worker that was saying goodbye of company.
But, of course, several of them left over to my delight.





:-p

13.3.11

cassette.

Ilustração encontrada no flickr de Raquel Humphreys
http://www.flickr.com/photos/raquelhumphreys/2573635796/


Faz tempo que estou pra fazer esse post. Fitas cassete me trazem algumas boas lembranças:

- com 5 anos, um tio gravou a mim e minha prima Márcia cantando La Cucaracha em uma fita;
- aos 10 encontrei na rua uma fita do Elvis Presley que me acompanhou por anos;
- aos 12 gravava minhas músicas prediletas do rádio em fitas, e as ouvia incansavelmente;
- aos 13 reencontrei a fita da La Cucaracha, e minha prima eu eu resolvemos gravar uma nova música na mesma fita, foi uma do Red Hot Chilli Peppers.

Essas fitas devem estar em algum lugar. Por hora estão sumidas.

Fiz uma seleção de coisas legais que foram feitas por pessoas que certamente tem boas histórias para contar com fitas cassete também. Bem nostalgico.


x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


A long time I'd like to make this post. Cassette Tape brings me some good memories:

- When I was 5 a uncle record my cousin Márcia and I singing La Cucaracha on tape;
- When I was 10 I found a Elvis Presley's Tape, that stay with me for years;
- When I was 12 I used to record my favorite radio musics and to listen tirelessly;
- When I was 13 I rediscovered La Cucaracha's tape and my cousin and I record another music on it, a Red Hot Chilli Peppers's one.

These tapes must be in some place. So far, they are missing.

I do a selection about great things done for people that certainly have good stories to tell about cassette tapes too. So nostalgic!












11.3.11

too much yin, too much yang

Pensando em nossa casa:

Temos geralmente um espaço social, onde passamos o dia, assistimos televisão, comemos, recebemos as visitas - sala de estar, sala de jantar, sala de tv, muitas vezes um único espaço para tudo isso e, ainda mais com esse tendência arquitetônica de espaços integrados, já colocando a cozinha no mesmo balaio.

Temos também um espaço privativo, nosso canto, onde descansamos, dormimos - o quarto.

Claro que isso é generalizando, já que não existe só um tipo de casa, muito menos só um tipo de pessoa. Mas pelo menos por enquanto, vamos pensar no geral.

O que é uma sala que funciona para você? Ela deve ter televisão ou música? Ela deve ter uma grande janela? Ela deve ter um linda vista? Talvez tenha que ter espaço para receber visitas com conforto. Luz para fazer as atividades do dia a dia. É bom que entre sol? Todos esses elementos trazem movimento, atividade.

E o seu quarto? Deve ser aconchegante, não permitir que a luz do sol te acorde de manhã, ter travesseiros macios e uma cama confortável? Ser um ambiente intimista onde você se sinta bem, ser o seu canto onde você possa descansar, ler um livro, pensar na vida? Esses elementos trazem quietude, calma, paz.

Aí que o Yin & Yang explica isso que para nós já é óbvio: há ambientes na sua casa que devem ter mais movimento e outros que devem ser mais reservados - há ambiente que devem ser mais yin e outros que mais yang. Mas quais?

Antes de passear pela casa pensando, vamos recapitular o que é yin e yang. Resumindo muito, mas tanto que eu seria proibida de entrar na China depois de tamanha blasfêmia:

- Yang é claridade, movimento, atividade, duro
- Yin é escuridão, calma, quietude, macio

Diz o Feng Shui que as duas energias devem estar distribuidas pela casa para equilibrar o Chi.

Sendo assim, quais ambientes você julga que devem ser mais yin e quais mais yang?
Como exemplo, olhe a planta de minha casa:

Legenda:

Quanto mais claro o cinza mais Yang é o ambiente - iluminado, movimentado, com atividade.
Quanto mais escuro o cinza mais Yin é o ambiente - escuro, calmo, quieto.
O cinza médio são ambientes que podem conter os dois em equilíbrio, ou que depende o uso que você quer fazer dele.

Vamos passear pela casa então:

Hall de entrada: deve ter uma forte presença de Yang, pois é por lá que o Chi entra na casa. Ou seja, deve ser bem iluminado. Uma dica para aumentar o Yang nesse ambiente é usar espelhos e deixar o ambiente mais livre, sem móveis pelo caminho. O espelho ajuda a multiplicar a luz e dá a impressão que o espaço é maior. O caminho livre, além de funcional, já que estamos falando da entrada da casa, também ajuda a fluir melhor a energia.

Espelho, luminária, planta e móvel com linhas retas.

Sala de estar: aqui depende. Se você quer mais energia para sua vida deixe o ambiente mais Yang: use móveis mais retos, deixe a luz entrar pelas janelas, coloque uma música ambiente. Se você quer usar esse espaço para relaxar, o ambiente deve ser mais Yin: feche as cortinas, deixe a luz indireta, aposte em um sofá confortável com almofadas fofas, pegue seu livro e aproveite. Como somos pessoas bem volúveis, e cada dia queremos uma coisa, eu acho que o melhor neste caso é o equilíbrio: almofadas em um sofá mais reto, tapete felpudo com uma mesa de centro mais geométrica, cortinas que permitam o controle da entrada de luz.

Yin nos móveis retos e modernos, nas cores vibrantes, na florzinha.
Yang no sofá confortável, nas almofadas, no tapete felpudo, no vaso de cerâmica.

http://acervodeinteriores.com.br/index.php/2009/11/13/salas-de-estar/

Não tem coisa mais Yin do que cachorro e lareira juntos!
Yang fica pelo conforto do sofá e puff.

http://acervodeinteriores.com.br/index.php/2009/11/13/salas-de-estar/




Sala de Jantar: à mesa é onde a família e amigos se reunem para comer, celebrar, conversar, tomar café - com essa função de entretenimento o Yang deve ter uma forte presença aqui. Para deixar esse aspecto mais forte você pode usar louças, candelabros, velas. Uma garrafa de vinho sempre resolve muito bem uma falta de Yang... ;)

• Cozinha: em um dos livros que li a cozinha é chamada do coração da casa. Bonitinho isso. É onde as refeições são preparadas, muitas vezes onde a família come. O yang deve ser bem presente aqui também. O bom é que os móveis da cozinha geralmente já tem uma forte presença do yang: são retos, frios. As pias geralmente são de pedra ou metal, os armários de madeira. Nesse caso, devemos nos preocupar em acrescentar alguma coisa mais Yin, já que naturalmente a presença do yang é muito forte - olhe o diagrama do Yin e Yang, para haver equilíbrio há um pouco de yin no yang e vice-e-versa. Como colocar o pouquinho do Yin na cozinha? Com panos de prato, cestos de vime, cortina de tecido.

olha o paninho e as cores trazendo um pouco de yin para a cozinha.
http://www.antigo.acasaqueaminhavoqueria.com/blog_category_13_Casas.html





• Escritório: Para que você usa o escritório? No meu caso ele é quase um armário gigantesco. Uso para guardar livros, tintas, revistas, material escolar, minhas coisas de trabalho, deixar minha máquina de costura. Às vezes costuro nela. O computador mesmo - que é minha principal ferramenta de trabalho - fica passeando pela casa. Cada hora em um lugar. Se você quer um espaço para se concentrar, se precisa de silêncio e atenção para executar seu trabalho, então para você esse espaço deve ser mais Yin. Se você, como eu, usa esse espaço para ter (e executar) idéias mil, então ele deve ser mais Yang. O melhor é poder ter os dois ao mesmo tempo, então da mesma forma que na sala de estar, crie um ambiente que possa mudar conforme sua necessidade do dia - use cortinas, use música, use luz indireta, use café para acordar, use chá para relaxar...

office de quem precisa se concentrar: bem yang.
http://www.cheyennemillwork.com/custom-office-furniture.html


Já um home attelier de alguém que trabalha com criatividade pode ser mais yin.
Quarto: Deve ser Yin: pouca luz, silêncio, conforto. Não é difícil: uma boa cama, um travesseiro macio e uma cortina e um tapete fofo já resolve nosso problema.

Quarto com luz indireta, um grande tapete, almofadas.
http://www.nhit-shis.org/luxury-villa-o-rental-home-design-in-cap-ferrat-france

aconchegante, com um edredon enorme, almofadas,
muitos tecidos de algodão, cestos de vime e objetos pessoais.

http://ideiascomamor.blogspot.com/



Closets e armários: é onde fica o bicho-papão, não? Escuros por natureza, não tem yang que chegue até lá. Aqui no Canadá é comum closets tão grandes que você pode caminhar dentro deles. Nesse caso dá pra pensar em algo: um espelho, uma lâmpada ou luminária mais caprichada. É onde se coloca crianças de castigo também... faz sentido: tira toda energia Yin da pobre criatura (não façam isso com seus filhos!!)

onde está o bicho papão? falta yang nesse lugar!!
Mais luz, organização, linhas retas, móveis, gavetas, prateleiras, espelho.
http://www.handyman-pro.net/storage.htm


Tá, isso não é um closet, é um sonho...
mas foi a única foto que achei de um closet bem iluminado.
Organização é fundamental para esse tipo de ambiente.
Prateleiras, gavetas (linhas retas) ajudam também a equilibrar a atmosfera muito Yin.
http://www.temqueservogue.com/2010/06/closets.html



Banheiro: lugarzinho problemático em questão de energia. Dizem que deve sempre estar com a porta fechada, pois a energia pode ir embora pelo ralo, literalmente. Na dúvida, melhor obedecer (eu: quase uma obssessiva compulsiva e um tanto quanto supersticiosa mantenho as portas dos meus bem fechadas já que tenho um deles bem na entrada da minha casa! Oh, vida!). Tirando as neuras que vem com o estudo do feng shui, banheiro é lugar bom para relaxar. As vezes você chega em casa e tudo o que quer é tomar um banho relaxante, daqueles que te dá sono depois. Pois bem, seu banheiro deve ser mais Yin do que Yang. Aí é difícil, pois em sua maioria o banheiro é um lugar frio e deve ser bem iluminado - ou seja, bem Yang. Use toalhas felpudas, capachos macios para deixar a atmosfera mais confortável e relaxante.

banheiro com toalha e almofada para equilibrar o ambiente muito yang.
http://casasdecoradas.blogspot.com/2010/05/o-banheiro-e-uma-importante-area-da.html




Corredor: assim como o hall de entrada, o corredor também deve ser caminho para a energia fluir. No meu caso é fácil meu corredor ter energia Yin: ele não é bem iluminado, não tem janelas e ainda tem um canto que não serve pra nada. Sendo assim preciso acrescentar energia Yang: usar luminárias, quadros, plantas, dar vida ao lugar.
Quadros, luz e linhas horizontais para a energia fluir.
http://casinhabonitinha.blogspot.com/2011/01/decoracao-de-corredores.html





Quarto das crianças: não tenho um quarto para crianças, mas é bom citar o que li por aí. Quarto de criança tem muita energia. Tem brinquedos espalhados, bagunça e a própria criança que é um Chi ambulante :D . Só que às vezes as crianças devem dormir, às vezes devem se concentrar nos estudos ou em alguma atividade. Então esse quarto também deve ser bem balanceado entre as duas energias. O melhor é dividir em áreas: a área para dormir, onde fica a cama com brinquedos de pelúcia, tapete, sem muita luz e aconchegante; a área para brincar, onde ficam os brinquedos, onde tem mais cor; a área para estudar, onde ficam os livros, etc. Há relatos do uso de feng shui para crianças que não conseguiam se concentrar nos estudos, ou que tinham problemas para dormir. Claro que isso envolve muito mais do que móveis e cores de parede, mas é evidente que um lugar calmo ajuda na concentração e um lugar confortável ajuda no sono.

Para dormir, brincar e estudar.
http://decoracao-interiores.net/tag/quarto-filha


Ficou longo esse post, né. E complicado essa história de Chi, Yin, Yang, eu sei. O importante é que você se sinta bem na sua casa, por isso não se preocupe com nomes e teorias, e siga sua intuição: você sabe o que precisa para deixar seu quarto mais aconchegante ou seu escritório mais funcional, não?
O próximo post sobre feng shui será sobre direções e elementos. Mas antes dele pretendo falar de outras coisas, de outros projetos e outras coisas que inspiram... e assim vou testando algumas coisas em casa de feng shui para poder relatar depois minha experiência.
Agora me diz onde está a coragem para escrever tudo isso em inglês! Where is it??