9.2.10

DonnaLaia apresenta seus primeiros Terrariums

Para começar, fiz logo dois deles. Devidamente batizados como Terrarium 001 e Terrarium 002.

Terrarium 001 - Esse terrarium foi feito com muito carinho a partir de uma violeta que eu tenho há anos. Já pensou quando ela florir dentro dessa bomboniere? A bomboniere cheia de detalhes deixa tudo bem feminino. Para alegria da violeta, mas principalmente para minha própria, fiz uma corujinha - como nosso mascote do blog.



Terrarium 002 - Neste foi plantada uma samambaia e uma florzinha. Essa florzinha eu não sei se vai vingar, estou fazendo um teste. Espero que sim, pois ela é linda. O pote tem uma tampa prateada arredondada que dá um aspecto vintage ao terrarium. A dose extra de coisa de menina fica por conta do cogumelo que modelei para enfeitar e colorir o pote.

Já estão muito bem acomodados no aparador da sala. Adorei minha nova mania, rs.

Um brinde à auto-suficiência das plantinhas.


Aulinha de biologia: as plantas são seres autótrofos - que produzem seu próprio alimento. Tudo que precisam é água e luz. Segundo a origem da vida, essa capacidade fez com que elas se tornassem essenciais para que outros seres vivos, como nós, existíssemos. Já que não produzimos nosso próprio alimento ao tomar um solzinho, alguém tinha que servir como comida, né. Muito nobre.

Pois bem. Lembremos como acontece essa produção de alimentos nas plantas: a fotossíntese. Neste processo, a plantinha consome o gás carbônico do ar e libera oxigênio.
O que muitos esquecem é que além da fotossíntese, a plantinha também respira, consumindo oxigênio do ar e liberando gás carbônico (como nós também fazemos ao respirar).

Juro que está acabando e já vou concluir o assunto!

Só mais uma coisa. O ciclo da água. A água que está na terra é absorvida pela raiz da plantinha e evapora pela folha (falando beeeeeem resumidamente). A mesma água depois cai em forma de chuva e volta pra terra.

Ah, a natureza!

Agora imagina uma plantinha fechada em um vidro com tampa. A primeira impressão que temos é: vai morrer sem ar, sem água, de claustofobia ou de tédio!
Pois bem, não!



Essa é arte, e muitas vezes ciência, dos "terrariums".

"Terrariums" para a ciência é cultivo de plantas e muitas vezes insetos e pequenos animais em recipientes transparentes, para chegar o mais próximo possível do ambiente natural desses seres, e poder observá-los.

Muitas pessoas fazem terrarium para enfeitar a casa, ou decorar mesas de festas.



E porque eu resolvi estudar sobre isso?
Tenho um cachorro, moro em um apartamento, gosto de plantas. Precisava colocar tudo isso junto na minha vida.

Pesquisei por aí, e achei toda essa história muito interessante. Já pensou como as plantas são auto-suficientes? Fechadas em um vidro elas têm tudo o que precisam. A água da terra, que é absorvida pela raiz e evapora pelas folhas, vai condensar nas paredes do vidro e voltar para a terra. O CO2 produzido pela respiração vai ser consumido pela fotossíntese, e o oxigênio produzido pela fotossíntese vai ser consumido pela respiração. Que serzinho mais esperto!


Sem contar que um mini-jardinzinho desses dá mais vida à casa e sobrevive a qualquer cachorro TERRÍVEL como o meu querido Haroldo. Além de ficar muito fofo!